9 a 13 de novembro de 2020
Centro de Cultura e Eventos da UFSC - Florianópolis - SC - Brasil

Apresentação


3º CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICA E LIBRAS

O tema central deste Congresso será “Estudos Linguísticos da Libras e Línguas de Sinais” que incrementa este espaço para que todos os pesquisadores dos estudos das línguas de sinais, em especial, da língua brasileira de sinais e da língua de sinais francesa, compartilhem os resultados de suas pesquisas. O público alvo do evento destina-se aos pesquisadores e profissionais de língua de sinais, profissionais que nos últimos anos, vem se destacando no cenário acadêmico brasileiro, em decorrência do cumprimento do Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Além disso, o congresso tem como alvo os professores de Libras e professores dos Cursos de Letras Libras criados pelo Programa Viver sem Limites que estão sendo ofertados atualmente em 27 universidades federais e Formação de mestres e doutoressurdos em parceria INES.



7º CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISAS EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA

O VI Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa reunirá pesquisadores nacionais e internacionais a fim de discutir, socializar e refletir elementos centrais nos processos de tradução e interpretação resultantes das investigações realizadas nas mais diversas instituições brasileiras e internacionais.

Este evento tratará sobre a tradução e interpretação de Libras e Português analisada sob diferentes perspectivas do processo, a saber, elementos como: aspectos intermodais, aspectos interculturais, aspectos interlinguísticos e aspectos intersemióticos. Todas essas perspectivas geram impactos nos processos de tradução e de interpretação. Compreender as diferentes demandas ocorridas nesses processos possibilita ao tradutor e ao intérprete gerenciar melhor as tomadas de decisões.

 


4º SEMINÁRIO FRANCO-BRASILEIRO DE ESTUDOS SURDOS: LÍNGUAS DE SINAIS, ARTES E TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO

Os objetivos destes eventos são:
Difundir as investigações realizadas pelos pesquisadores da área de linguística da língua de sinais, proporcionando um espaço amplo de discussões a respeito do tema e seu intercâmbio com diferentes campos de conhecimento (linguística, tradução e educação).
Retratar a realidade existente dos professores de Libras e pesquisadores de língua de sinais no Brasil e buscar estratégias de formação continuada a partir dos resultados e propostas apresentadas pelas pesquisas acadêmicas.
Reunir estudantes e pesquisadores de línguas de sinais e de estudos surdos do Brasil e da França. Também professores e pesquisadores de língua de sinais do Brasil, bem como, envolver acadêmicos da graduação interessados em consolidar na Universidade Federal de Santa Catarina um espaço fértil que possibilite a reflexão sobre a presença deste profissional no meio acadêmico.
Socializar as pesquisas relacionadas com os estudos linguísticos das línguas de sinais e com os estudos no campo da tradução e interpretação de línguas de sinais.
Fortalecer interações entre os pesquisadores de línguas de sinais, especialmente, do Brasil e de França, assim como demais participantes

fique atento às
datas principais
Inscrições
 
 

Primeiro vencimento para inscrições com desconto! Aproveite!

Trabalhos
 
 

Restam 163 dias para que você envie seu resumo!


Local do Evento

Centro de Cultura e Eventos da UFSC


Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Secretaria de Cultura e Artes - Departamento de Cultura e Eventos
Campus Universitário - Trindade – Florianópolis/SC - CEP 88040-970